Capoeira faz parte do currículo dos Alunos da Escola Gunther Urban

foto 2A capoeira ou é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

A Escola Municipal Professor Gunther Urban, um dos estabelecimentos inscritos no programa Mais Educação (PDDE), incluiu em seu currículo a disciplina de Caoeira, e disponibiliza aulas nas terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras a partir das 13 horas e atende um grupo de aproximadamente 70 crianças. A prática da capoeira pelos alunos veio acrescentar no conhecimento intelectual, cognitivo e na motricidade dos alunos envolvidos, neste sentido a secretaria incentiva e apoia o projeto.

A diretora Mariza Castanho Mendes Arruda da unidade Municipal Professor Gunther Urban cita que a capoeira é o grande destaque das oficinas do “Mais Educação”. “A música e os movimentos têm atraído a atenção e o interesse dos estudantes envolvidos no projeto, contribuindo para mudança no comportamento disciplinar dos mesmos”, concluiu.

As aulas são ministradas pelo graduado Antonio Carlos Silveira (Tony) com supervisão do Mestre Nikimba do grupo Muzenza de capoeira, cuja proposta é desenvolver um trabalho de capoeira, essencialmente como arte – luta, mas dando condições aos praticantes de se identificarem com os outros vários seguimentos que existem na capoeira.
Dessa forma, o Grupo Muzenza apresenta uma proposta pedagógica que engloba a capoeira como: luta, arte, ritmo, poesia, cultura, desporto, profissão e filosofia de vida. Permitindo que cada aluno se identifique com uma dessas vertentes.