Turismo

Nascida no Caminho das Tropas, desenvolvida através da ferrovia no ciclo da madeira, Campo do Tenente está pronta para ser explorada por visitantes e turistas.

Campo do Tenente é uma ótima sugestão de passeio para quem procura cultura, religiosidade e tranquilidade em meio a natureza.
A Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo preparou um roteiro especial que contempla turismo religioso, cultural e de natureza.
Campo do Tenente faz parte do histórico Caminho das Tropas, antiga via terrestre que ligava o Sul ao Sudeste do Brasil, para mandar tropas de gado muares (burros e mulas) e bovinos para serem comercializados na feira de Sorocaba e distribuídos para as Minas Gerais no ciclo do Ouro. A região também tornou-se importante no ciclo da madeira por força da empresa de Henrique Stahlke (conheça sua história no documentário abaixo). O palacete Stahlke - Villa Anna, atualmente abriga um centro cultural, sede da Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo. Sejam Bem-Vindos!

post-1684860741

post-1684507106

Roteiro Turístico

Centro Cultural Villa Anna - Palacete Stahlke, residência da família - sede da Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo e Centro de Informações Turísticas (41)3628-1844.

post-1684522929

Conheça melhor o palacete: https://youtu.be/9AZURbKFBfo 
 

Mosteiro Trapista - Nossa Senhora do Novo Mundo.

O mosteiro é escola do serviço do Senhor, na qual Cristo é formado no coração dos irmãos pela liturgia, pelo ensinamento do abade e pela vida fraterna. Afastado do mundo, o trapista é formado pela Palavra de Deus, na oração e na ascese, pela qual aspira à pureza de coração e à lembrança continua da presença de Deus.

post-1684522517

Conheça melhor o Mosteiro Trapista: https://youtu.be/8bhFoienNss

Braspol - Casa Cultural Dom Polski.

REPRESENTAÇÃO CENTRAL DA COMUNIDADE BRASILEIRO POLONESA DO BRASIL - BRASPOL

Em 13 de abril de 1991, o pequeno grupo passou a ser o Núcleo Municipal da Braspol de Campo do Tenente, quando também se oficializou o Grupo de Danças Polonesas Niezapominajka, que significa "não me esqueças".

post-1684522550

Conheça melhor a Braspol: https://youtu.be/nocngVTAGJQ

Morro da Santa Cruz 

O Morro da Santa Cruz é um atrativo que reúne belezas naturais, com fé e misticismo. Destino de peregrinações centenárias, que ocorrem na SEXTA-FEIRA SANTA, o local e sua água é considerado sagrado pela passagem do Monge João Maria.

post-1684522603

Conheça melhor o Morro da Santa Cruz: https://youtu.be/B8VQpi_i2nU

 

Outros Atrativos

Capela São Sebastião

post-1620131195

Construída no século XVII tornou-se na época ponto de passagem dos tropeiros, sofreu um incêndio foi transferida de local e em 1887 foi reformada mantendo seu estilo rústico.

Igreja do Divino Espirito Santo

post-1684860772

Um aleijadinho, conhecido como “Nhô Márculo” promovia novenas num paiol de sua propriedade, em Louvor ao Divino Espírito Santo, de quem era devoto. Os donativos que obteve desta forma ele destinou para a construção da capela em 1902. Hoje, é promovida no mês de maio pela Casa Paroquial, a Tradicional Festa do Divino Espírito Santo.

 

Acervo do projeto Memória Tenenteana - Doc Henrique Stahlke, introdução à história.

Acervo do projeto Memória Tenenteana - Doc João Maria o Santo do Povo.

Deixe aqui a opinião sobre o seu passeio:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIp

Créditos Fotos: Lilian Karas, Prefeitura Municipal de Campo do Tenente.

Créditos Vídeos: Programa Meu Brasil e Estadão.

 

Acervo do Projeto Memória Tenenteana, sobre as principais raízes culturais do município: