Campo do Tenente realiza programa de adequação das estradas rurais

New_DSC04756Uma das grandes preocupações do governo municipal é a conservação das estradas rurais do município, a sua manutenção é realizada através do sistema de Patrulha Mecanizada, onde a Secretaria de Obras e Rodoviário executa os trabalhos de manutenção com maquinas e caminhões para proporcionar acesso a todas as localidades e facilitar o transporte de produtos agrícolas com agilidade e proporcionar acesso aos ônibus escolares.

Os investimentos do município são constantes na renovação de frota e aquisição de implementos, no último ano foram adquiridos caminhões novos, retro escavadeiras e motoniveladoras para atender a crescente demanda.

Neste ano as ações de melhoria serão ainda mais abrangentes, além dos trabalhos de conservação as estradas serão readequadas seguindo a faixa de domínio. As obras compreendem o alargamento de algumas vias, retirada de árvores para melhorar o tráfego e melhorar as condições, já que muitas destas árvores geram muitos riscos a quem trafega, prejudicam o escoamento de água gerando assim muitos danos a via e exigindo constante manutenção. O município está buscando junto aos órgãos ambientais as autorizações para remoção de árvores nativas da faixa de domínio e pede a colaboração dos proprietários de imóveis às margens das estradas rurais no que compreende a manutenção e limpeza das margens.

Nas estradas que são utilizadas para escoamento da produção de pinus, o município tem parceria com a empresa Arauco, para a manutenção constante das vias pois o tráfego é intenso de caminhões pesados, esta parceria gera muitos benefícios para a agilidade do transporte e mantém as estradas em boas condições para os moradores.

Essa é uma grande conquista para Campo do Tenente, que conta com mais de 380 km quilômetros de estradas rurais. As melhorias visam a valorização do pequeno produtor rural, realizando programas para beneficiar a economia rural e para reconhecer a importância da agricultura no município.

“Essas estradas, com certeza, irão melhorar muito a vida de nossa comunidade, pois sem investimentos sempre prevalecerá o sofrimento. As pessoas tinham dificuldades em passar por estas estradas em dias chuvosos, dificultando o transporte escolar, o escoamento da produção, enfim, era muito sofrido. Queremos oferecer ao nosso povo outra realidade, muito mais positiva”, destacou o prefeito Jorge Quege.