Alunos da Escola Gunther Urban visitam o prefeito Jorge Quege

DSC_0031Turma sanou curiosidades e debateu a importância da educação política e fez reivindicações

O prefeito Jorge Quege recebeu uma visita diferente na tarde desta quinta-feira (14), alunos do 5˚ ano da Escola Municipal Gunther Urban. No encontro, os jovens conheceram o gabinete e tiveram uma conversa descontraída com o gestor municipal, com a qual puderam sanar curiosidades, debater sobre a importância da política na nossa sociedade e ouvir conselhos do chefe do executivo. Também participaram de uma palestra para compreender melhor o papel do poder executivo.

Os alunos questionaram o prefeito quanto ao papel do chefe do Poder Executivo e suas aspirações, bem como sobre questões referentes à manutenção e desenvolvimento do município, como prioridades para a área da saúde, educação e outras atribuições do governo municipal. Também fizeram um pedido de interesse público, a análise e implantação de faixas de pedestre no entorno da escola, onde constataram dificuldades na mobilidade dos pedestres.

Esta ação faz parte do projeto Ler e Pensar, um projeto do Grupo GRPCOM/Gazeta do Povo de incentivo à leitura, dirigido a alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas e instituições públicas e particulares do Paraná. Criado em 1999 pelo jornal Gazeta do Povo, é um projeto de incentivo à leitura e cidadania que por meio da mídia jornal e da educação contribui com a formação de educadores, crianças e jovens no Paraná. Trabalhando com a leitura e informação, os estudantes passam a ter melhor visão do mundo a sua volta e compreensão daquilo que leem, e se sentem inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania.

Segundo a professora Adriane Mai, o resultado da visita foi muito positivo, “Os alunos se sentiram muito a vontade, fizeram todos e questionamentos e foram respondidos na hora, com muita prestatividade e eficiência”.

O Prefeito aproveitou para aconselhar os alunos sobre a necessidade de levar a sério os estudos e não ver a escola apenas como uma obrigação, “aproveitem cada momento em sala de aula para armazenar o máximo de conhecimento possível, vocês não se arrependerão disso”, afirmou o prefeito, que aproveitou para pedir aos alunos que deem mais atenção a vida política do país. A política reflete-se em toda a sociedade e vocês precisam entender do assunto para não serem manipulados. Nosso Brasil precisa de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, espero ter contribuído para despertar o interesse de vocês na política e sua importância”, finalizou.

Para o Prefeito Jorge Quege, o objetivo é que eles sintam-se mais próximos aos poderes que coordenam nossa cidade. A maioria nunca teve a oportunidade de entrar em um gabinete e conversar com o prefeito, portanto, acredito que esta visita ficará marcada na memória dos alunos. “Agradeço imensamente pela visita, sejam sempre bem vindos, a alegria e esperança que vejo nos olhos das crianças me motiva a trabalhar cada vez mais pelo nosso município.”