Saneamento básico avança em Campo do Tenente

DSC_1348O prefeito Jorge Quege participou nesta quarta-feira(9) de solenidade na cidade de Curitiba onde o governador Beto Richa autorizou um pacote de obras da Sanepar, com ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgoto, em 48 municípios paranaenses. Os investimentos somam R$ 52,7 milhões. Trata-se de um dos maiores pacotes de investimentos já anunciados pela Companhia de Saneamento do Paraná.

Para Campo do Tenente, foi liberada a licitação das instalações elétricas na Estação de Tratamento de Esgoto, com investimentos na ordem de R$ 64.849,72. A unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário remove as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Esta etapa é vital para o início das obras para a implantação do sistema de esgoto onde está prevista a construção da estação de tratamento, estação elevatória, emissário, travessias, projetos complementares e a extensão de 5.600 m de interceptores, 27 mil metros de rede coletora de esgoto e 1.337 ligações prediais. o Investimento total na rede de esgotos é de mais de R$ 8 milhões de reais e foi liberada pelo PAC2, do Governo Federal, através de Programas e Ações de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

Serão mais de 30 km de rede de esgoto que irão atender a demanda de 80% do quadro urbano do município e impacta em questões de saúde pública e do bem estar da população. Campo do Tenente tem pouco menos de 8 mil habitantes e, assim como outros municípios na região, ainda não possui este sistema.

Todas as ações burocráticas, projetos e informações já foram feiras pelo governo municipal, ficando agora a cargo da Sanepar a licitação e o início das obras, segundo o prefeito Jorge Quege esta obra é vital para o município, que hoje sofre com a falta de saneamento básico, como ação emergencial a prefeitura realiza a coleta com caminhões limpa fossa e encaminha para estação de tratamento em Rio Negro.