Odonto Sesc estará em Campo do Tenente em Fevereiro

Prefeito Jorge Quege, Vereador Fuscão Quege e Equipe Técnica do Odonto SESC.

Parceria entre Prefeitura de Campo do Tenente, Sistema Fecomércio e SESC/PR vai beneficiar a comunidade com mais saúde bucal. A partir de fevereiro, a unidade móvel Odonto SESC estará atuando no município. Na terça-feira (27), equipe técnica da Divisão de Saúde e Ação Social do SESC esteve reunida com o prefeito Jorge Quege, para apresentar o projeto, calendário de atividades, definição de local e estratégia de atendimento.

A partir do dia 25 de fevereiro, a unidade estará ao lado da Prefeitura Municipal, sendo preparada com a instalação e montagem dos equipamentos de atendimento.

O objetivo do projeto Odonto SESC é de promover a saúde bucal através de atendimento odontológico de qualidade e ações de educação em saúde, conscientizando a população quanto à prevenção e promoção de saúde bucal, incutindo hábitos saudáveis, bem-estar e qualidade de vida.

HISTÓRICO – O projeto idealizado pelo SESC Nacional iniciou suas ações em 1999, no Estado da Paraíba, na cidade cujo nome sugeriu o sentimento do ODONTOSESC: Esperança. A partir deste momento, o projeto evoluiu em proporção nacional, buscando atingir a sua essência: promover ações de educação em saúde bucal e atenção odontológica de excelência.

O Brasil conta com 50 unidades móveis distribuídas por 25 Estados e o Distrito Federal, atuando em bairros da periferia ou em pequenas comunidades do interior do País. No Paraná são duas unidades móveis sendo que em cada uma delas possui quatro cadeiras odontológicas, sala de raio-x, central de esterilização, setor de higienização, mobiliário especialmente planejado em termos de ergonomia. A área externa é composta de recepção, sala de espera e local de atividades de Educação em Saúde Bucal. A média de consultas é de 80 por dia.

ESSÊNCIA – O projeto prioriza a promoção da saúde, através das atividades de Educação em Saúde, desenvolvendo ações educativas na comunidade, além da prestação de serviços em atenção odontológica, envolvendo alunos, professores e a população dos municípios contemplados. Dessa forma, deseja fazer com que as escolhas mais fáceis tornem-se hábitos saudáveis na promoção de saúde bucal e geral. “Almejamos conscientizar ao invés de apenas informar. Tudo é gratuito e realizado por profissionais experientes e capacitados”, enfatiza Paula.