Hanseníase tem cura! Você conhece as manchas do seu corpo?

No dia 26 de maio é celebrado a campanha estadual de conscientização sobre Hanseníase, sendo assim é importante falarmos um pouco sobre a doença. Para mais informações procure a unidade de saúde mais próxima.

O que é Hanseníase?

921921834c5e1356cfbc11328f3849d1É uma doença que ataca a pele e os nervos. Caracteriza-se por manchas esbranquiçadas ou avermelhadas; dificulta os movimentos das mãos, dos pés e dos olhos, além de causar amortecimentos.

Sintomas de Hanseníase

  • Manchas que são amortecidas, não suam não cocam.
  • Caroços que geralmente desaparecem com o tempo
  • Dificuldades para segurar objetos
  • Bolhas que aparecem nas palmas das mãos
  • Feridas nas solas dos pés
  • Dor nos nevos, geralmente abaixo do joelho.

 

Como se pega a doença?

nat_11_hanseniase_3Pela convivência por longo período com pessoas que possuem a forma contagiosa da doença e não fazem tratamento. A doença pode demorar até 5 anos para se manifestar

Graças a nossas defesas naturais mais 90% das pessoas podem não adquirir a doença mesmo que permaneçam em contato com portadores por um período prolongado, o que não exclui a necessidade de procurar uma unidade de saúde para ser examinada.

A doença atinge pessoas em qualquer faixa etária.

 

Tem cura/tratamento?

Sim, a hanseníase tem cura, e não há motivo para preconceito, é tratada gratuitamente pelo sus, além dos remédios você terá as orientações sobre como se cuidar. Os familiares também devem ser examinados. O tempo de tratamento varia de seis meses a um ano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.